sexta-feira, 11 de julho de 2008

A nossa linguagem é dinâmica...

"A aquisição do sistema da escrita.

Aprendiz da escrita- não mais um individuo que aprende a escrever por imitação, por repetição, por associação, copiando e reproduzindo letras, sílabas, palavras, frases, mas àquele que aprende atuando com e sobre a língua escrita, buscando compreender o sistema. A criança aprende a escrever agindo e interagindo com a língua escrita, experimentando escrever, ousando escrever, fazendo uso de seus conhecimentos prévios sobre a escrita, levantando e testando hipóteses sobre as correspondências entre o oral e o escrito, independentemente de uma sequência e progressão dessas correspondências que até então eram impostas a ela, como controle do que ela podia escrever, porque só podia escrever depois de já ter aprendido...
Apropriar-se do sistema de escrita é uma das faces do aprender a escrever, outra face é o desenvolvimento das habilidades de produção do texto escrito.
Quanto penso na leitura como experiência( na escola, na sala de aula ou fora dela), refiro-me a momentos em que fazemos comentários sobre livros ou revistas que lemos, trocamos, negamos, elogiamos ou criticamos... É preciso entrar na corrente em que a leitura é partilhada e, tanto quem lê quanto quem propiciou a leitura ao escrever, aprendem, crescem, são desafiados."

Estes fragmentos fazem parte do livro A Magia da Linguagem, Edwiges Zaccur (org) da editora DP&A, 1999.

Ele esclarece qual a função da leitura e da escrita na aquisição da linguagem.

Um comentário:

Unknown disse...

VERDADEIRAS PROFISSIONAIS, EU TENHO MUITO QUE APRENDER COM TODAS, PARABÉNS! OBRIGADA SEMPRE, QUEM TRABALHA COM DEUS NO CORAÇÃO TUDO FICA PERFEITO. UM ABRAÇO.